Recordar com carinho

Dr. Mário Beça

RMD Março 2024

Dr. Mário Beça

Médico Ortopedista, Porto

Aos 79 anos de idade, o que anda a fazer / ler / estudar? O que tem feito?

Adoro a minha profissão. Continuo a trabalhar e a dirigir a Clínica Mário Beça e faço cirurgia no Hospital de Santa Maria, no Porto. Nos fins de semana: descanso, leio, ouço música, vejo futebol e viajo sempre que possível.

Continuo sempre atento à evolução da cirurgia ortopédica, particularmente à artroscopia, pois fui pioneiro em Portugal, em 1981. Estagiei no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Ambroise Patré, em Paris, onde tive como orientador e amigo o saudoso Dr. Jean Yves Dupont, que me permitiu o primeiro contacto com a artroscopia, e continuei depois a fazer aprendizagem em mais centros europeus e americanos.

Em 1995, em Lisboa, fundei a Associação Portuguesa de Artroscopia (APA), agora denominada de Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT), da qual fui o primeiro Presidente durante quatro anos. Estive na criação da ESSKA em 1984, em Berlim, e da ISAKOS em 1995, em Hong-Kong, assim como na criação da secção de Joelho da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). Sou membro de muitas sociedades Europeias e Americanas na área da ortopedia e continuo ainda a participar nos respetivos Congressos.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RMD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.