Tema
Biomecânica e Traumatologia do Automobilismo
RMD ANO 15 | Nº2 Março 2024
Biomecânica e Traumatologia do Automobilismo
Dr. João Pires1, Dr. João Moreira1, Dr. Gonçalo Modesto1, Dr. Carlos Freitas1, Dr. Diogo Lino Moura2
1Interno de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC);
2Docente de Ortopedia e Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Assistente Hospitalar de Ortopedia do CHUC. Coimbra
RESUMO
A biomecânica particular dos desportos de automobilismo, nomeadamente a velocidade e a energia cinética implicadas, bem como as manobras perigosas, mas também espetaculares, têm o reverso da medalha, que são as lesões traumáticas graves, por vezes mortais. Houve um consenso de que deveriam ser tomadas medidas preventivas com vista à promoção da maior segurança nestes desportos, tendo em conta as lesões graves frequentemente verificadas, nomeadamente da coluna vertebral e crânio. Apesar de alguma resistência inicial, as medidas implementadas, como as alterações do chassi, do halo, do capacete, do HANS, têm-se mostrado frutíferas, com diminuição drástica da gravidade dos acidentes. A continuidade dos estudos relacionados com as lesões traumáticas associadas ao automobilismo permitirá o desenvolvimento de novas medidas de proteção, com o objetivo de manter ao máximo as características biomecânicas específicas deste desporto e aumentar a segurança para os seus praticantes
ABSTRACT
The biomechanics of motorsports, namely the involved speed and kinetic energy, as well as the dangerous but also spectacular manoeuvres, also have the other side of the coin, which are serious traumatic injuries, sometimes fatal. There was a consensus that preventive measures should be taken with a view to promoting greater safety in this sports, considering the serious injuries frequently seen, particularly to the spine and skull. Despite some initial resistance, the measures implemented, such as changes to the chassis, halo, helmet, and HANS, have proven fruitful, with a drastic reduction in the severity of accidents. Continuing studies related to traumatic injuries associated with motorsports will allow the development of new protective measures, with the aim of maintaining as much as possible the specific biomechanical characteristics of this sport and at the same time increasing safety for its practitioners.