RESUMOS E COMENTÁRIOS
FMUP
RMD ANO 15 | Nº4 Julho 2024
Dra. Joana Drumond Lima1, Dra. Ana Carolina Cruz2
1. Médica Interna de Medicina Geral e Familiar;
2. Médica Assistente Graduada em Medicina Geral e Familiar;
Resumo e comentário
What should all health professionals know about movement behavior change? An international Delphi-based consensus statement*
A atividade física e o sedentarismo são dois comportamentos que estão intimamente ligados aos resultados em saúde e bem-estar. Neste sentido, aumentar os níveis populacionais de atividade física e reduzir o comportamento sedentário é uma prioridade reconhecida globalmente em Saúde Pública.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) elaborou um Plano de Ação Global, solicitando uma ação a vários níveis para reduzir a prevalência da inatividade física até 2030, incluindo a integração da promoção da atividade física nos serviços de saúde primários e secundários. Contudo, ainda não há consenso acerca das competências necessárias aos profissionais de saúde para fornecerem um suporte eficaz à mudança de comportamento no âmbito da atividade física. Embora vários profissionais de saúde reconheçam claramente que a promoção da atividade física faz parte integrante do seu papel, a verdade é que estes reportam baixos níveis, tanto de conhecimento, como de competências e de confiança na sua realização, o que pode, então, contribuir para a falta de promoção da atividade física na sua prática profissional diária.
Assim, neste artigo os autores definiram como objetivo geral a obtenção do consenso sobre as principais competências necessárias para que todos os profissionais de saúde possam apoiar os indivíduos na sua mudança de comportamento no que concerne à atividade física e ao sedentarismo.