RESUMOS E COMENTÁRIOS
FMUP
RMD ANO 14 | Nº4 Julho 2023
Resumo e comentário
Effect of Diet and Exercise on Knee Pain in Patients with Osteoarthritis and Overweight or Obesity: A Randomized Clinical Trial1
Dr. Armando Felgueiras1; Dra. Beatriz Vieira Maia2
1Internos de formação específica do 3º na USF Cuidar Saúde, ACeS Almada/Seixal e na 2USF da Estrela, ACeS Cova da Beira.
A osteoartrose é uma patologia degenerativa de etiologia multifatorial que atinge predominantemente a cartilagem articular, causando desgaste progressivo. A sua prevalência tem aumentado, em parte devido ao aumento da esperança média de vida. Os principais fatores de risco para desenvolvimento de osteoartrose são a idade, o sexo, o excesso de peso e a sobrecarga mecânica. Sendo uma patologia frequente e a dor articular o principal sintoma, vários esforços são feitos para o seu controlo, tendo vindo a ganhar preponderância a adoção de medidas não farmacológicas.
Um ensaio clínico randomizado, cego e multicêntrico, realizado em áreas urbanas e rurais da Carolina do Norte, teve como objetivo primordial determinar se uma intervenção na comunidade, a nível da alimentação e do exercício físico, resultaria numa redução estatisticamente significativa da dor relacionada com a osteoartrose, após um período de 18 meses.1 Os participantes selecionados foram homens e mulheres (quadro) com excesso de peso ou obesidade (IMC > 27 kg/m2) e que cumpriam os critérios clínicos de osteoartrose do Colégio Americano de Reumatologia, nomeadamente ter idade superior a 50 anos e apresentar gonalgia na maioria dos dias da semana, com pelo menos dois dos seguintes: rigidez articular inferior a 30 minutos, crepitação articular, dor óssea, alargamento da estrutura óssea e sem aumento da temperatura.
Quadro – Caracterização dos participantes