Tema 2

Traumatologia Associada ao Uso das Trotinetas Elétricas

RMD ANO 13 | Nº4 Julho 2022

Traumatologia Associada ao Uso das Trotinetas Elétricas

1Dr. Emanuel Homem, 2Dr. João Gonçalves, 3Dr. João Pedro Marques, 4Dr. Diogo Lino Moura

1Interno de Ortopedia do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES), Açores / Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); 2Interno de Ortopedia do HDES, Açores; 3Interno de Ortopedia do CHUC; 4Docente de Anatomia e Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia do CHUC.

RESUMO

O uso de trotineta não é recente e foram os avanços na tecnologia eletrónica os principais impulsionadores das trotinetas elétricas como meio de transporte coletivo. No entanto, o ganho de mobilidade teve como consequência o aumento da sinistralidade que, aliado a outros comportamentos de risco, como alcoolismo e a condução ao telemóvel, transformaram as trotinetas num problema de saúde pública. Os acidentes de viação envolvendo veículos de duas rodas são tendencialmente mais graves. A maior vulnerabilidade resulta da combinação das características do próprio veículo e o comportamento dos condutores. O acidente com trotineta está relacionado com uma maior incidência de trauma dos membros superiores e face. Nos membros inferiores, apesar de serem mais raros, têm maior necessidade de tratamento cirúrgico. A incidência de traumatismo da coluna vertebral e órgãos é reduzida e, apesar da mortalidade globalmente baixa, pode ter consequências nefastas.

ABSTRACT

The use of scooters is not recent, but it was the advances in electronic technology that were the main drivers of electric scooters as a public transport. However, the gain in mobility resulted in an increase in accidents, which combined with other risk behaviors, such as alcoholism and driving while using the cell phone, turned e-scooters into a public health issue. Road accidents involving two-wheeled vehicles tend to be more severe. The greater vulnerability results from the combination of the vehicle’s characteristics and the behavior of its drivers. The e-scooter accident is related to a higher incidence of upper limb and face trauma. Lower limb trauma, although rarer, has a greater need for surgical treatment. The incidence of spinal and organ trauma is low and despite the low global mortality rate, it has harmful consequences.

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