
Dr. Sérgio Fraga (psicólogo)
Simone trouxe para a ordem do dia a importância da saúde mental e da pressão a que estão sujeitos os atletas de alta competição. Aos 24 anos, vista como uma das melhores ginastas de todos os tempos, Simone assume: tenho de fazer o que melhor para mim e focar-me na minha sanidade mental e não comprometer a minha saúde e o meu bem-estar. A naturalidade com que assumiu esta realidade, vem (re)afirmar a importância de a preparação psicológica fazer parte integrante do treino dos atletas, tal como as componentes físicas, técnicas e táticas. O nível de stress e de tensão psicológica a que um atleta de alta competição está sujeito é de tal ordem que, se não tiver as ferramentas internas para lidar com essa pressão e não houver uma boa rede de apoio, um conjunto de fragilidades (mais ou menos graves) pode vir ao de cima.
Opinião Completa >
“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.
Dr. Basil Ribeiro
Diretor e Editor
CONTEÚDO
SELECCIONADO
2022
2021
Tema da Semana
Evolution of Incidence, Management, and Outcomes Over Time in Sports-Related Sudden Cardiac Arrest
Caminhar 10.000 passos por dia: meta desejável ou mito urbano?
Dr. Christopher Labos, cardiologista.Medscape Cardiology - 21 mar 2022

Resumo / comentário
Effect of Gender Affirming Hormones on Athletic Performance in Transwomen and Transmen: Implications for Sporting Organizations and Legislators
Dra. Ana Rita Raposo1, Dra. Catarina Machado Ferreira2, Dra. Inês Pessoa Pinheiro3
1Medicina Física e de Reabilitação. Hospital de Braga, 2Estomatologia. Centro Hospitalar Lisboa Central, 3Medicina Geral e Familiar. USF Santos Pousada, ACeS Porto. Oriental.
texto completo +
Tema
Suplementação em Atletas Adolescentes: o que se Sabe sobre a sua Segurança e Eficácia
Gonçalo Nogueira, Prof. Doutor Pedro Carvalho, Prof. Doutora Carla Rêgo
Resumo
Introdução: A pressão a que os jovens atletas de alta competição estão sujeitos leva procura de alternativas para alcançarem vantagem competitiva, sendo os suplementos nutricionais e as substâncias ergogénicas uma alternativa frequentemente equacionada. Métodos: Pesquisa na Web Of Science de artigos dos últimos 20 anos, utilizando a query ((sport OR exercise) AND supplement AND adolescent). Resultados/Discussão: A suplementação com ferro está associada a melhoria significativa da performance, em atletas com carência neste mineral. A creatina é bem tolerada e pode atuar como substância ergogénica. Conclusão: É escassa a evidência sobre as vantagens da suplementação em atletas adolescentes, devendo a decisão ser individualmente equacionada e vigiada por um profissional de saúde.
tema completo +
Tendinopatia Rotuliana – do Diagnóstico ao Tratamento
1Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão – Centro Hospitalar de Setúbal, Setúbal; 2Clínica EspregueiraMendes – FIFA Medical Center of Excellence, Porto
Resumo
A tendinopatia rotuliana e uma causa comum de dor na região anterior do joelho, podendo levar a incapacidade funcional e a quebra significativa no desempenho do atleta. O diagnóstico é clínico e consiste num quadro de dor e edema localizados no polo inferior da rótula com agravamento associado ao exercício. O tratamento inicialmente conservador, consistindo essencialmente na adaptação da atividade e exercício terapêutico. Em caso de falência do tratamento conservador, existem opções cirúrgicas com bons resultados.
tema completo +
Investigação
Composição Corporal de Jogadores de Futebol Sub-19: Influência da Posição de Campo
Dra. Alexandra Coelho, Dr. César Leão, Dr. André Maia Silva
Resumo
Este estudo pretendeu avaliar par metros antropométricos e de composição corporal de jogadores de futebol sub-19 e verificar se existiam diferenças entre as posições ocupadas em campo para as variáveis avaliadas. A amostra foi constituída por 28 jogadores de futebol sub-19 de uma equipa a competir na primeira divisão. Foram observadas diferenças significativas (p<0,05) entre as diferentes posições de campo para os valores médios de peso, estatura e massa muscular. Em suma, verificou-se a existência de uma especificidade posicional em termos de características antropométricas e de composição corporal nos jogadores de futebol sub-19 avaliados.
investigação completa +
Atualidade
Limitar o Cabeceamento da Bola no Jovem Futebolista
Dr. Basil Ribeiro
Resumo
De acordo com American Academy of Pediatrics (2000) a taxa de lesão da cabeça varia entre 4,9% e 22% das lesões do futebol ocorridas em adolescentes, num universo de cerca de 13 milhões de praticantes com menos de 18 anos de idade… Associação Inglesa de Futebol (AIF) publicou as novas orientações sobre o cabecear da bola durante os treinos dos jovens futebolistas (até aos 18 anos de idade), … Os últimos resultados do FIELD study (Football’s Influence on Lifelong health and Dementia risk) foram publicados em 2 de agosto último… Trata-se do maior estudo (retrospetivo de coorte) até agora realizado, que investigou com detalhe o risco de doença neurodegenerativa (DND) no desporto em geral, … Entretanto, a FIFA, através do seu porta-voz, veio informar que “saúda a investigação realizada (FIELD study) e assume a sua responsabilidade muito seriamente sobre este tópico acerca da saúde dos jogadores e que continuará a ser uma prioridade no desenvolvimento do jogo…
artigo completo +
Caso Clínico
Reconstrução Ligamentar Simultânea por Instabilidade Patelofemoral e Lateral do Tornozelo
Dra. Ana Teresa Rocha, Dr. Francisco RL Guerra-Pinto, Dr. Diogo Lacerda, Dr. Jácome Pacheco, Dr. João Paulo Goucha
Resumo
A instabilidade ligamentar crónica e sintomática tem frequentemente indicação cirúrgica. Quando um doente apresenta simultaneamente indicação cirúrgica em várias articulações é frequente optar-se pelo tratamento faseado, aguardando pela recuperação total de uma articulação antes de se proceder a outra cirurgia. O presente artigo apresenta um caso clínico que combina uma instabilidade patelofemoral recidivante com uma instabilidade crónica do tornozelo, homolateral, para as quais se optou pelo tratamento cirúrgico num só tempo. Ilustrando a possibilidade de conjugar cirurgias em articulações do mesmo membro quando o período e protocolo de reabilitação são semelhantes.
caso clínico completo +
Subscrever Newsletter
RECURSOS
Mantenha-se sempre informado
Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais
Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional
O Medicamento Seguro
Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas
Posições e Consensos Oficiais
Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações
WADA - Substâncias proibidas
Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2021