“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.
Dr. Basil Ribeiro
Diretor e Editor
CONTEÚDO
SELECCIONADO
2022
2021
Tema da Semana
Evolution of Incidence, Management, and Outcomes Over Time in Sports-Related Sudden Cardiac Arrest
Caminhar 10.000 passos por dia: meta desejável ou mito urbano?
Dr. Christopher Labos, cardiologista.Medscape Cardiology - 21 mar 2022

Resumo e comentário
Dra. Inês Pinto de Sousa1, Dr. Rui Lopes Madureira2
11Médica interna de formação específica em Medicina Geral e Familiar na USF Covelo, ACeS Porto Oriental; 2Médico interno de formação específica em Medicina Física e Reabilitação no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.
The Effects of Menstrual Cycle Phase on Elite Athlete Performance: A Critical and Systematic Review
texto completo +
Atualidade
A Substituição por Concussão Cerebral
Dr. Basil Ribeiro
Medicina Desportiva. Vila Nova de Gaia
Resumo
A Internacional Football Association Board (IFAB) publicou em 8 de fevereiro de 2021 uma alteração à Lei 3, a referente aos jogadores – The players: trials of additional permanent “concussion substitutes”, na qual entrou em vigor com dois protocolos. Dado que é de caráter experimental, a IFAB solicita o fornecimento posterior de informação sempre que (apenas) um dos protocolos seja utilizado de modo completo, nas competições por ela organizadas, mas também nas Nacionais. Esta publicação surge na sequência da grande preocupação que a UEFA tem com a saúde e segurança dos futebolistas que participam nas competições por ela organizadas… A Liga Portugal ainda não implementou qualquer protocolo, pelo que a substituição por concussão ainda não se aplica na 1ª e 2ª Ligas profissionais. Contido, a Federação Portuguesa de Futebol já aplica o protocolo A nas competições que organiza (Taça de Portugal, Liga Revelação, Campeonato de Portugal, Liga BPI e II divisão futebol feminino).
artigo completo +
Anabolic-Androgenic Steroid Use in Sports, Health, and Society
Med Sci Sports Exerc. 2021 Aug 1; 53(8):1778-1794.
Dr. Basil Ribeiro
Resumo
O Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM) publicou em agosto (2021) uma atualização da declaração de consenso sobre o consumo de estrogénios estrogénicos anabolizantes (EAA). A edição anterior datava de 1987 e devido ao acumular de enorme quantidade de informação desde essa data tornou-se necessário fazer esta atualização. O documento refere que o paradigma de utilização dos EAA mudou, pois, se no passado os maiores consumidores encontravam-se no desporto de competição, atualmente o maior consumo ocorre nos atletas de recreação com o objetivo de, ilicitamente, melhorarem o rendimento e o aspeto físico. O ACSM declara que o uso de EAA pelos atletas é proibido pelas várias organizações desportivas, pelo que discorda da sua utilização. Os Prof. Drs. Carla Rêgo, Osvaldo Correia, Hélder Dores e os Drs. Rui Escaleira e Jaime Milheiro comentam este tema.
artigo completo +
Lesões do Joelho Associadas à Rotura do Ligamento Cruzado Anterior em População Pediátrica
Resumo
O nosso objetivo foi avaliar o tipo e frequência de lesões associadas à rotura do ligamento cruzado anterior (LCA) na população pediátrica, como também comparar os padrões de lesões associadas em crianças/adolescentes e adultos. Incluímos todas as crianças e adolescentes submetidos a ligamentoplastia do LCA na nossa instituição entre 2013-2019. Analisámos o tipo e a frequência de lesões do joelho associadas (menisco, cartilagem e ligamentos colaterais) à rotura do LCA. Incluímos 84 adolescentes, com média de idade de 15,9 anos de idade. No total, 69% apresentavam lesões associadas, sendo que as lesões meniscais foram as mais frequentes (66,7%). O menisco lateral foi mais frequentemente envolvido que o medial (48,8% vs 35,7%). Apenas foram detetadas lesões condrais em 6% das crianças/adolescentes. Nos adultos, ao contrário do verificado nos adolescentes, a associação da rotura do LCA com lesão do menisco medial é mais frequente do que no menisco lateral. Conclui-se que a principal lesão do joelho associada à rotura do LCA na criança e adolescente é indiscutivelmente a lesão meniscal e que apenas uma pequena parte (31%) apresenta lesão do LCA isolada.
tema completo +
Tema
Alterações do Ritmo Circadiano no Atleta
Dr. Fernando Silva, Dr. Manuel Vaz, Dr. José Carlos Carneiro
Resumo
O sono é muito importante para o bom funcionamento do organismo humano e é constituído por vários estádios. Neste texto abordar-se-ão os conceitos de ritmos biológicos, o ritmo circadiano e a temperatura corporal, que é considerada o principal marcador biológico do ritmo circadiano. Os seus distúrbios têm influência no rendimento do atleta, sendo abordado o jet lag. O diagnóstico destes distúrbios pode ser efetuado através de vários métodos subjetivos e objetivos. Finalmente, serão referidas estratégias de adaptação, abordando-se o exercício físico, a dieta e a medicação, entre outras.
tema completo +
Participação da SPMD no congresso da FIMS
Prof. Doutor João Paulo Almeida
Médico Especialista em Medicina Desportiva, Lisboa
O congresso da FIMS 2021, em Atenas, foi realizado num período conturbado da humanidade, em plena pandemia de COVID-19 Aquando da elaboração do programa para o congresso da FIMS propus, como membro destas organizações, que Portugal participasse também ativamente com um tema relevante, pois existem no nosso país médicos com excelente preparação científica e competência. A SPMD disponibilizou-se para abordar o assunto muito atual intitulado The female athlete across the life span: from recreational to elite level. Foram palestrantes o Dr. Marcos Miranda, a Prof. Doutora Maria João Cascais, a Dra. Beatriz Marinho e o Dr. Artur Pereira e Castro.
artigo completo +
Tema
Desportos de Inverno Adaptados
Dra. Margarida Mota Freitas, Dra. Sara Antunes, Dra. Rute Pereira
Resumo
A prática de exercício físico está recomendada para a toda a população, incluindo as pessoas portadoras de deficiência motora, sensorial ou cognitiva. Atualmente são muitas as modalidades disponíveis no desporto adaptado, incluindo os desportos de inverno. A participação em desporto adaptado mostrou melhorar a capacidade cardiovascular, contribuir para a integração na comunidade e diminuição das queixas álgicas, levando a melhoria da qualidade de vida. Os desportos de inverno paralímpico com mais praticantes são o esqui alpino, o esqui nórdico e o para-hóquei no gelo. Os desafios na abordagem médica do atleta paralímpico de desportos de inverno incluem a necessidade de adequar o material ao atleta, prevenir lesões traumáticas agudas e tratar agudizações relacionadas com a patologia crónica.
tema completo +
Subscrever Newsletter
RECURSOS
Mantenha-se sempre informado
Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais
Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional
O Medicamento Seguro
Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas
Posições e Consensos Oficiais
Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações
WADA - Substâncias proibidas
Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2021