RESUMOS E COMENTÁRIOS
FMUP
RMD ANO 14 | Nº6 Novembro 2023
Dr. Bruno Pereira Paiva
Interno de Medicina Física e da Reabilitação no Centro Hospitalar Universitário do Algarve
Resumo e comentário
Successful 10-second one-legged stance performance predicts survival in middle-aged and older individuals1
Os distúrbios do equilíbrio em idosos são comuns e podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e na capacidade de realizar as diversas atividades da vida diária. A idade avançada é um fator de risco importante para estes distúrbios. Podem ter diversas causas, incluindo alterações no sistema vestibular, redução da força muscular, alterações na marcha e compromisso cognitivo. Além disso, certas condições médicas, como doenças neurológicas e cardiovasculares, podem aumentar o risco de problemas de equilíbrio em idosos, bem como a polimedicação.
As consequências dos problemas de equilíbrio em idosos podem ser graves, incluindo quedas, lesões e perda de independência funcional. Por essa razão, é importante que os profissionais de saúde avaliem o equilíbrio dos idosos e identifiquem fatores de risco individuais para prevenir essas consequências.
As intervenções para melhorar o equilíbrio em idosos incluem exercícios físicos específicos, treino de equilíbrio e medidas de segurança em casa. Vários estudos têm demonstrado que essas intervenções podem melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas em idosos.2-5