RESUMO
2020 ESC Guidelines on sports cardiology and exercise in patients with cardiovascular disease
RMD ANO 14 | Nº6 Novembro 2023
Resumo
2020 ESC Guidelines on sports cardiology and exercise in patients with cardiovascular disease
Medicina Desportiva, V N Gaia
Exercise and sports in ageing1
É considerado idoso o sujeito com mais de 65 anos de idade, no qual a melhor condição física está associada a menor mortalidade e a melhor estado de saúde. Tal refere-se aos praticantes de exercício físico desde sempre, como também se aplica aos que o iniciam em idades mais avançadas, constatando-se também melhoria na capacidade cognitiva. A redução do risco de desenvolver doença cardiovascular ou doença metabólica também está associada à prática do exercício físico nestas idades. Muito importante nas idades avançadas, e relacionado com a debilidade muscular, é o tema das quedas acidentais que ocorrem com frequência no idoso, com consequências desastrosas. A prática do exercício pelo idoso proporciona bem-estar neuromuscular, fundamental para manter o equilíbrio e evitar a queda.
Nestas guidelines a ESC considera a prática pelo idoso de exercício físico de intensidade moderada como segura, referindo, inclusivamente, a não necessidade de consulta médica prévia, quer no início do programa, quer aquando da progressão no nível de intensidade. As recomendações para a população em geral aplicam–se ao idoso. O quadro 1 indica as recomendações para o exercício nos idosos, de acordo com a classe de recomendação (a) e o nível de evidência científica (b).
De acordo com os estudos indicados no texto, apesar do risco aumentado de quedas durante o exercício, não se tem verificado consequências graves; o treino de força em idosos raramente está associado a eventos adversos, bem como o exercício aeróbio de baixa ou moderada intensidade. O exercício de intensidade elevada está associado a risco relativamente pequeno, estimando-se um evento cardiovascular por 100 anos de prática de atividade física intensa. Contudo, refere-se que o risco é superior nas primeiras semanas de exercício intenso, pelo que a intensidade e duração devem ser aumentadas progressivamente nas primeiras quatro semanas, período variável de acordo com a resposta e adaptação individual. Os potenciais riscos para o idoso que podem ocorrer durante o exercício físico e tão indicados no quadro 2. Ao nível da competição, indica-se que o idoso preparado e habituado ao exercício intenso tem risco semelhante ao participante mais jovem