Entrevista

Dr. Luís Sousa e Silva

Médico internista. Medicina Desportiva. Santarém

Março 2021

 

Foi médico da União Desportiva de Santarém durante anos. Naquele tempo era mais difícil ser o médico de equipa?

Entrei para a U D Santarém em 1984-85. Fui médico de todos os escalões de futebol. Realizei exames de aptidão, tratei les.es, doenças intercorrentes, fiz palestras sobre alimentação, dopagem e o repouso, para atletas e pais. Fiz muitos jogos com a equipa sénior e alguns com os juvenis e os juniores. (…)

 

Entrevista Completa >

Tema: Osteoartrose do Joelho e Corrida Recreativa: Uma Revisão Baseada na Evidência

Março 2021

Dr. Pedro Apolinário, Dr. Filipe Cabral, Dra. Cláudia Vieira, Dr. Jaime Ribeiro

RESUMO / ABSTRACT

A osteoartrose é uma das principais causas de dor articular e incapacidade, sendo a articulação do joelho a mais comummente afetada. A evidência da possível associação entre a corrida recreativa e o desenvolvimento desta patologia é ainda controversa e parca, sendo este o objetivo deste trabalho. Dos 409 artigos da pesquisa inicial, quatro foram incluídos nesta revisão. Concluiu-se que a corrida recreativa não predispõe ao desenvolvimento de osteoartrose clínica ou radiográfica do joelho, parecendo ter, pelo contrário, um efeito protetor. (…)

tema completo >

O jornal A Bola online (3 jan 2021, às 12h13) anunciou a tragédia: “O encontro entre Alverca e União Almeirim, esta manhã, referente à 10ª jornada da Série F do Campeonato de Portugal, foi interrompido perto do final da primeira parte, após ataque sofrido pelo avançado brasileiro Alex Apolinário. O jogador do Alverca caiu inanimado repentinamente no relvado, provocando de imediato o pânico” … Dias depois, voltou a acontecer outra tragédia em ambiente desportivo. O basquetebolista Paulo Diamantino faleceu durante um jogo do campeonato nacional Sénior Masculino 2ª Divisão, … Mais recentemente (22 fev 2021) o guarda-redes de andebol do F C Porto e da seleção nacional sofreu uma paragem cardiorrespiratória (PCR) durante o treino (…)

notícia completa >

“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.

Dr. Basil Ribeiro

Diretor e Editor

CONTEÚDO

SELECCIONADO

2021

2020

Lista de substâncias e métodos dopantes para 2021

Tema da Semana

Achilles Tendinopathy: Evaluation, Rehabilitation, and Prevention

von Rickenbach, Kristian J. MD, MS; Borgstrom, Haylee MD; Tenforde, Adam MD; Borg-Stein, Joanne MD; McInnis, Kelly C. DO

Síndrome patelofemoral no desportista: da prevenção à reabilitação

Webinar
Dra. Susana Santos

Especialista em Medicina Física e de Reabilitação. Clínica CUF Alvalade, Lisboa. Clínica Abrisaude, Alenquer

Resumo e Comentário

A síndrome patelofemoral (SPF) é uma das queixas mais frequentes de dor no joelho nos indivíduos entre os 10 e os 50 anos de idade, apresentando elevado índice de recorrência e persistência. É um diagnóstico comum na prática clínica e inclui todas as dores peri-patelares ou retro-patelares na ausência de outras patologias identificáveis. A história clínica e o exame físico estabelecem o diagnóstico, havendo sempre a necessidade da exclusão de outras condições clínicas que mimetizem esta síndrome. (…)

webinar completo +

Luxação Completa do Astrágalo Associada a Fratura do Maléolo Peronial no Jovem Desportista

Caso Clínico

Dr. Tiago Costa1, Dr. José Miradouro1, Dr. João das Dores Carvalho2, Dr. Nuno Ferreira2, Dr. Jorge Mendes3

1Interno de Formação Especifica de Ortopedia e Traumatologia; 2Assistente Hospitalar em Ortopedia e Traumatologia; 3Assistente Hospitalar Sénior em Ortopedia e Traumatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Penafiel

RESUMO / ABSTRACT

A luxação completa fechada do astrágalo é uma lesão rara e grave, com prognóstico reservado pelo risco de necrose avascular. Neste artigo descreve-se o caso clínico de um jovem praticante de futebol que durante a competição desportiva sofreu uma lesão no tornozelo direito, após colocação do pé de apoio no solo. Ao exame objetivo era evidente deformidade irredutível em supinação do pé, que imagiologicamente se traduziu numa luxação completa ântero-lateral do astrágalo associada a fratura do maléolo peronial. (…)

caso clínico completo +

Coronavirus disease 2019 and the athletic heart emerging perspectives on pathology, risks, and return to play

Artigo

Dra. Júlia Machado Ribeiro1,2, Dra. Lurdes Rovisco Branquinho1,3

1Médica Interna de formação específica em Medicina Física e Reabilitação; 2Centro Hospitalar Universitário do Algarve; 3Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Resumo

A Swedish primary healthcare prevention programme focusing on promotion of physical activity and a healthy lifestyle reduced cardiovascular events and mortality: 22-year follow-up of 5761 study participants and a reference group (…)

artigo completo +

Osteoartrose do Joelho e Corrida Recreativa: Uma Revisão Baseada na Evidência

Tema

Dr. Pedro Apolinário1, Dr. Filipe Cabral2, Dra. Cláudia Vieira3, Dr. Jaime Ribeiro4

1Interno de Medicina Geral e Familiar (MGF). USF Nova Mateus, Vila Real; 2Interno de MGF, Pós-graduação em Medicina Desportiva. USF Marco, Marco de Canaveses; 3Interna de MGF. USF Corgo, Vila Real; 4Assistente de MGF, Pós-graduação e Mestrado em Medicina Desportiva. USF Corgo, Vila Real.

RESUMO / ABSTRACT

A osteoartrose é uma das principais causas de dor articular e incapacidade, sendo a articulação do joelho a mais comummente afetada. A evidência da possível associação entre a corrida recreativa e o desenvolvimento desta patologia é ainda controversa e parca, sendo este o objetivo deste trabalho. Dos 409 artigos da pesquisa inicial, quatro foram incluídos nesta revisão. Concluiu-se que a corrida recreativa não predispõe ao desenvolvimento de osteoartrose clínica ou radiográfica do joelho, parecendo ter, pelo contrário, um efeito protetor. (…)

resumo completo +

A Tríade no Contexto da Síndrome Pubálgica

Parte 4: Avaliação biomecânica, tratamento e prevenção
Tema

Dr. Diogo Rodrigues-Gomes1, Dr. Sérgio Rodrigues-Gomes2, Dr. Renato Andrade1, Prof. Doutor João Espregueira-Mendes1

1Clínica do Dragão, Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence; 2Grupo Unilabs – Radiologia Musculosquelética e Medicina Desportiva. Porto.

RESUMO / ABSTRACT

Nesta última edição (parte 4) focamos a avaliação biomecânica, a prevenção e o tratamento. A avaliação biomecânica permite identificar possíveis défices funcionais que o atleta apresente e que possam estar associados à origem da síndrome pubálgica. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico e discutimos as abordagens mais recentes, baseadas na reabilitação com foco no controlo inter-segmentar e na otimização biomecânica do movimento. Apresentamos ainda programas e exercícios que devem fazer parte da prevenção primária e secundária da síndrome pubálgica e que têm como objetivo reduzir a incidência da lesão e também diminuir o risco de recidivas. (…)

tema completo +

A microbiota intestinal

Reportagem

Prof. Doutora Conceição Calhau (palestrante)

Dr. Basil Ribeiro (reportagem)

Resumo

O Dia Mundial da Osteoporose foi celebrado em 20 de outubro e a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) organizou na Casa da Música, no Porto, o seu 7.º Encontro Científico, subordinado ao tema A saúde óssea em tempos de pandemia. Nesta edição apresenta-se o resumo da palestra da Prof. Doutora Conceição Calhau, nutricionista, professora catedrática de Nutrição e Metabolismo da NOVA Medical School, fundadora e coordenadora da recém-criada licenciatura em Ciências da Nutrição e investigadora CINTESIS. (…)

reportagem completa +
Subscrever Newsletter

AGENDA

2021
Congressos e Eventos

Atualizada em 14 de junho de 2021

RECURSOS

Mantenha-se sempre informado

Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais

Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional

consulte aqui +

O Medicamento Seguro

Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas

pesquise aqui +

Posições e Consensos Oficiais

Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações

consulte aqui +

WADA - Substâncias proibidas

Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2021

consulte aqui +

PARCEIROS

Revista de Medicina Desportiva
Download APP
Redes Sociais