Tema

Lesões Traumáticas da Coluna Cervical no Desporto – Epidemiologia (parte 1/2)

RMD ANO 15 | Nº3 Maio 2024

Lesões Traumáticas da Coluna Cervical no Desporto – Epidemiologia (parte 1/2)

Dr. Pedro Martins Farinha1, Dr. Diogo Lino Moura2

1Médico Interno de Formação Geral no IPO Coimbra, Fisioterapeuta; 2Docente de Ortopedia e Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Assistente Hospitalar de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

RESUMO

A lesão traumática da coluna vertebral, em geral, e da região cervical, em particular, é mais frequente nos desportos praticados a elevadas velocidades e com contacto físico frequente. A epidemiologia, os mecanismos e os tipos de lesão traumática da coluna cervical variam entre modalidades. Dadas as graves repercussões que uma lesão grave da coluna cervical representa para os atletas, treinadores, familiares e equipas médicas, o conhecimento da epidemiologia, dos fatores de risco, do tipo e mecanismos de lesão mais frequentes torna-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias preventivas eficazes que minimizem ao máximo a sua ocorrência.

ABSTRACT

Traumatic injury to the spine, in general, and the cervical region, in particular, is more frequent in sports practiced at high speeds and with frequent physical contact. The epidemiology, mechanisms, and types of traumatic cervical spine injury vary between modalities. Given the serious consequences that a severe cervical spine injury represents for athletes, coaches, family members, and medical teams, the knowledge of the epidemiology, risk factors, type, and most frequent injury mechanisms becomes crucial for the development of strategies effective preventive measures that minimize their occurrence as much as possible.

Conteúdo exclusivo para subscritores

Se ainda não subscreveu a RMD, aproveite agora

Já é subscritor? Inicie Sessão

Recebemos a sua subscrição

Aguarde, por favor, até que a mesma fique concluída e poderá aceder a todo o conteúdo.