FMUP: Sports and exercise genomics: the FIMS 2019 consensus statement update1

Julho 2020

 

Dr. Artur Rocha

Cirurgião Geral. Unidade de Cirurgia Endócrina. Pós-graduação Medicina Desportiva FMUP. Hospital São Bernardo – Setúbal

 

Resumo e Comentário

A possibilidade de estudar a sequência do ADN permite conhecer os genes dos cromossomas (genomas) depois relacioná- -los com as características físicas e fisiológicas, mas também permitir a manipulação do genoma humano já na atualidade, mas certamente muito ativa no futuro próximo. O desporto e a medicina desportiva não ficam indiferentes ao seu progresso e à dualidade entre os seus benefícios e potenciais perigos. O consenso da International Federation of Sports Medicine (FIMS) procura definir o que é desejável e imprescindível para a investigação e aplicação destes conhecimentos ao nível do desporto, procurando prever e preparar o futuro, garantindo assim a saúde do atleta, impedindo modificações genéticas e a dopagem genética, preservando a justiça e a transparência desportivas. (…)

artigo completo >

Your athlete-patient has a high coronary artery calcification score – ‘Heart of Stone’. What should you advise? Is exercise safe?

Julho 2020

 

Dra. Catarina Morais da Fonseca

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar. USF Santa Clara. ACeS Grande Porto IV.

 

Resumo e Comentário

Na prevenção primária, o exercício físico tem um papel fundamental na redução do risco de desenvolvi- mento de doença cardiovascular, sendo o sedentarismo, juntamente com os fatores de risco clássicos (hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia), um preditor independente do desenvolvimento de doença arterial coronária (DAC).
O score de calcificação das arté- rias coronárias (CAC) via tomografia computorizada (TAC) do tórax é um forte marcador de aterosclerose e uma importante ferramenta diag- nóstica de doença arterial coronária subclínica, estando atualmente recomendada como método com- plementar na avaliação e prevenção de doenças cardiovasculares. (…)

artigo completo >

Caso clínico: Um Caso de Luxação Esternoclavicular em Praticante de Jiu Jitsu

Julho 2020

 

Dra. Catarina Neto Pereira1, Dr. Fábio Sousa1, Dr. João Castro1, Dra. Mafalda Lopes2, Dr. Fernando Amaral3

1Interno de formação específica; 2Assistente Hospitalar; 3Assistente Hospitalar Graduado. Serviço de Ortopedia, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Amadora.Julho 2020

RESUMO / ABSTRACT

As lesões na articulação esternoclavicular são raras, podendo ameaçar a vida quando incorretamente diagnosticadas. A luxação posterior desta articulação associa-se a múltiplas complicações, como lesões na traqueia ou trauma de grandes vasos. O diagnóstico radiográfico é difícil. O tratamento da luxação posterior desta articulação pode ser conservador ou cirúrgico. Neste caso clínico pretende-se descrever o caso de uma luxação posterior da articulação esternoclavicular em praticante de Jiu Jistsu e ilustrar questões associadas ao seu diagnóstico e tratamento. (…)

caso clínico completo >

“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.

Dr. Basil Ribeiro

Diretor e Editor

CONTEÚDO

SELECCIONADO

2020

ENTREVISTA

Dr. Rui Escaleira

Cirurgião Geral. Pós-graduado em Medicina Desportiva. Diretor Clínico do Departamento Médico para o Alto Rendimento (DMAR) da Federação Portuguesa de Natação. Viana do Castelo

Estar Pronto para Correr

Tema

Dr. Basil Ribeiro 1,Dr. Luís Patrício 2
1Medicina Desportiva, 2Nutricionista. Al Nassr Club, Riade, KSA

RESUMO / ABSTRACT

A prática de exercício físico causa agressão muscular, sendo maior nos exercícios de maior intensidade. A recuperação metabólica muscular após o esforço físico é fundamental que ocorra no imediato, pelo que a ingestão dos nutrientes água, hidratos de carbono, proteínas e eletrólitos deve ser iniciada precocemente. (…)

Tendinopatia da Coifa dos Rotadores. Revisão e Atualização de Conceitos

Tema

Dr. André Duarte
Interno de Medicina Física e de Reabilitação, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Centro
Hospitalar e Universitário de São João, Porto.

RESUMO / ABSTRACT

A tendinopatia da coifa dos rotadores é uma causa frequente de dor, fraqueza muscular e incapacidade funcional. Grande parte da investigação científica tem-se focado na compreensão da sua etiopatogenia, o que promoveu o aparecimento de novas estratégias de abordagem da doença. (…)

Um Caso de Luxação Esternoclavicular em Praticante de Jiu Jitsu

Caso clínico

Dra. Catarina Neto Pereira 1, Dr. Fábio Sousa 1, Dr. João Castro 1, Dra. Mafalda Lopes 2, Dr. Fernando Amaral3,
1Interno de formação específica; 2Assistente Hospitalar; 3Assistente Hospitalar Graduado. Serviço de Ortopedia, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Amadora.

RESUMO / ABSTRACT

As lesões na articulação esternoclavicular são raras, podendo ameaçar a vida quando incorretamente diagnosticadas. A luxação posterior desta articulação associa-se a múltiplas complicações, como lesões na traqueia ou trauma de grandes vasos. O diagnóstico radiográfico é difícil. O tratamento da luxação posterior desta articulação pode ser conservador ou cirúrgico. (…)

Sports and exercise genomics: the FIMS 2019 consensus statement update

Artigo

Dr. Artur Rocha a)
Cirurgião Geral. Unidade de Cirurgia Endócrina. Pós-graduação Medicina Desportiva FMUP. Hospital São Bernardo – Setúbal

Resumo e Comentário

A possibilidade de estudar a sequência do ADN permite conhecer os genes dos cromossomas (genomas) depois relacioná-los com as características físicas e fisiológicas, mas também permitir a manipulação do genoma humano já na atualidade, mas certamente muito ativa no futuro próximo. (…)

Your athlete-patient has a high coronary artery calcification score – ‘Heart of Stone’. What should you advise? Is exercise safe?

Artigo

Dra. Catarina Morais da Fonseca a)
Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar. USF Santa Clara. ACeS Grande Porto IV.

Resumo e Comentário

Na prevenção primária, o exercício físico tem um papel fundamental na redução do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, sendo o sedentarismo, juntamente com os fatores de risco clássicos (hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia), um preditor independente do desenvolvimento de doença arterial coronária (DAC).(…)

Efeito dos Contracetivos Hormonais na Performance Desportiva

Tema

Dra. Diana Santos Rocha
Interna de 4.º ano de Medicina Geral e Familiar, Pós-graduação em Medicina Desportiva. Usf Magnolia, ACES Loures Odivelas.

RESUMO / ABSTRACT

As variações hormonais ao longo do ciclo menstrual na mulher atleta influenciam a performance desportiva. Além das hormonas endógenas, também os contracetivos hormonais podem contribuir para a alteração hormonal, dependendo da sua androgenicidade. Alguns estudos relatam a influência do ciclo e dos contracetivos hormonais na massa e na força muscular, temperatura corporal, metabolismo, consumo máximo de oxigénio e composição corporal. (…)

Subscrever Newsletter

AGENDA

2020
Congressos e Eventos

Actualizada em 18 de Agosto de 2020

i

18 de Setembro

6º Congreso Internacional de AEPROMO

Local: Madrid, Espanha
Digital

i

19-23 de Setembro

i
i

15 e 16 de Outubro

RECURSOS

mantenha-se sempre informado

Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais

Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional

consulte aqui +

O Medicamento Seguro

Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas

pesquise aqui +

Posições e Consensos Oficiais

Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações

consulte aqui +

WADA - Substâncias proibidas

Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2020

consulte aqui +

PARCEIROS

Revista de Medicina Desportiva
Download APP
CONTACTOS

info@revdesportiva.pt

t: +351 123 456 789

Redes Sociais