Entrevista

Dr. José Moreno

Médico do Grupo Desportivo de Bragança

Janeiro 2021

 

Há muitos, muitos anos que é o médico do Grupo Desportivo de Bragança (GDB).
Há quantos? Lembra-se como começou?

Sou médico do GDB há precisamente 40 anos, feitos em novembro, e tudo começou com um pedido de quase todo plantel da época à direção do clube. Eu vim trabalhar para Bragança, era um apaixonado pelo futebol e treinava com a equipa sempre que podia, o que levou a uma integração mais fácil e rápida na cidade, criando grandes amizades que perduram até hoje, logo juntou-se o útil ao agradável. (…)

 

Entrevista Completa >

Resumo: 2019 ACC/AHA Guidelines on the Primary Prevention of Cardiovascular Disease

Janeiro 2021

 

Dr. Basil Ribeiro

Medicina Desportiva – Al Nassr F C, Riade, KSA

RESUMO / ABSTRACT

Desde 1980 que estas duas instituições americanas têm vindo a publicar diretrizes no sentido de melhorar a saúde cardiovascular, a qual é, de facto, uma preocupação, pois é a principal causa de morbilidade e de mortalidade, apesar das melhorias verificadas. Nos EUA os custos médicos são superiores a 200 biliões de dólares por ano e a falta da implementação adequada das diretrizes e os fatores de risco ignorados são causas apontadas. Cada vez mais fatores têm sido identificados com a maior prevalência das doenças cardiovasculares, pelo que importa apostar neles. Estas diretrizes têm como objetivo publicar recomendações para serem adotadas para as pessoas com e sem doença aterosclerótica cardiovascular (DACV) com o objetivo de melhorar a qualidade do apoio médico. (…)

caso clínico completo >

Tema: Reabilitação do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) – Performance e Retoma Segura da Prática Desportiva. Elementos a não Esquecer.

Janeiro 2021

 

Prof. Doutor João Páscoa Pinheiro

Especialista em Medicina Desportiva e em Medicina Física e de Reabilitação. Faculdade Medicina
Universidade Coimbra.

 

Resumo e Comentário

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) no âmbito da prática desportiva determina um risco elevado de perda de nível competitivo. Apresentamos três áreas de intervenção que consideramos relevantes para promover a saúde do atleta e reduzir o impacto lesional na retoma desportiva. Referimos, assim, o interesse da reabilitação pré-operatória, do condicionamento ao esforço e da gestão da cinesiofobia. (…)

tema completo >

Dr. Joaquim Fonseca Esteves

(6/04/1940 – 2/01/2021)

Homenagem

 

O frio da aldeia de Gonçalo, no concelho da Guarda, endureceu-lhe o corpo e preparou-o para a longa vida de dedicação a causas, a maior das quais foi a Medicina Desportiva (MD). Era assistente graduado em Medicina Interna, mas era a MD a sua especialidade de paixão. Lutou muito, muitos dos seus anos foram recheados de prazer a ver a MD evoluir e a crescer. Falava baixo, fazia-se ouvir longe. Era discreto na comunicação, mas transmitia bem a lição. O Dr. Fonseca Esteves dedicou dezenas de anos de vida, de entrega, de luta e de valorização da MD em geral, mas muito em particular à Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (SPMD) (…)

 

Texto Completo >

“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.

Dr. Basil Ribeiro

Diretor e Editor

CONTEÚDO

SELECCIONADO

2021

2020

Lista de substâncias e métodos dopantes para 2021

Temas da Semana

 

Cardiovascular Complications of COVID-19 Infection

Complicações Cardiovasculares Associadas à Infeção por COVID-19

Maria TRÊPA1,2,3, António HIPÓLITO REIS1,4, Mário OLIVEIRA5,6,7
Acta Med Port 2021 Sep;34(9):608-614 ▪ https://doi.org/10.20344/amp.15584

Exame Médico Desportivo: Tempo de Mudar?

Tema
Dr. João Paulo Delgado1, Dr. José Pedro Marques2

1Interno de Medicina Desportiva, Centro de Medicina Desportiva de Lisboa; SPMD; 2Médico Especialista em Medicina Desportiva; Unidade de Saúde e Performance da FPF; Hospital da Luz – Torres de Lisboa e Aveiro; SPMD. Lisboa

Resumo e Comentário

No passado dia 20 de outubro de 2020, entre as 21:00 e as 22:30 horas, o Grupo de Estudos de Decisão Médico-Desportiva e Clínica Médica da SPMD promoveu um webinar subordinado ao tema Exame Médico-Desportivo: Tempo de Mudar? (…)

tema completo +

Biomecânica e Traumatologia do Voleibol

Tema
Dr. Filipe Rodrigues1, Dr. Pedro Neves2, Dr. Diogo Lino Moura3

1Médico Interno Complementar de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP); 2Assistente Hospitalar de Ortopedia do CHUP; 3Assistente Hospitalar de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Resumo

O voleibol é uma das modalidades desportivas mais praticadas no Mundo, reunindo cerca de 500 milhões de praticantes. Apesar de ser considerada uma modalidade sem contacto físico, na qual as equipas se encontram separadas por uma rede, os atletas estão sujeitos a lesões traumáticas e de sobreuso de perfil único relacionadas com as características biomecânicas desta modalidade. Trata-se de um desporto overhead, isto é, com movimentos frequentes dos membros superiores acima do nível da cabeça, o que traz consequências em termos da prevalência de patologias relacionadas com o ombro. A repetição de saltos, rotações do tronco e rápidas mudanças de direção predispõem a lesões da região lombar, joelhos e tornozelos. De modo a elaborar estratégias para a prevenção destas lesões torna-se imprescindível conhecer a incidência, o tipo e os mecanismos das lesões mais frequentes do voleibol. (…)

tema completo +

Load, Overload, and Recovery in the Athlete: Select Issues for the Team Physician – A Consensus Statement

Tema
Dr. Hugo Almeida1,2, Dr. José Ferreira1,3

2Médico Interno de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar, USF Barão Nova Sintra – ACeS Porto Oriental; 3Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães.

Resumo

Este texto publicado em 2019 na Medicine & Science in Sports & Exercise, do Colégio Americano de Medicina Desportiva, constitui uma declaração de consenso produzida por seis associações médicas americanas de medicina desportiva e que fizeram uma abordagem sobre a carga, a sobrecarga (excesso de treino) e a recuperação do atleta. O texto define a carga como o estímulo recebido e gerido pelo atleta antes, durante e depois da sua aplicação, que causará exigência interna do foro fisiológico e psicológico e se for adequada melhorará o rendimento e será veículo para a prevenção de lesões. (…)

resumo completo +

2019 ACC/AHA Guidelines on the Primary Prevention of Cardiovascular Disease

Resumo

Dr. Basil Ribeiro

Desde 1980 que estas duas instituições americanas têm vindo a publicar diretrizes no sentido de melhorar a saúde cardiovascular, a qual é, de facto, uma preocupação, pois é a principal causa de morbilidade e de mortalidade, apesar das melhorias verificadas. Nos EUA os custos médicos são superiores a 200 biliões de dólares por ano e a falta da implementação adequada das diretrizes e os fatores de risco ignorados são causas apontadas. Cada vez mais fatores têm sido identificados com a maior prevalência das doenças cardiovasculares, pelo que importa apostar neles. Estas diretrizes têm como objetivo publicar recomendações para serem adotadas para as pessoas com e sem doença aterosclerótica cardiovascular (DACV) com o objetivo de melhorar a qualidade do apoio médico. (…)
resumo completo +

A Tríade no Contexto da Síndrome Pubálgica

Parte 3: Modalidades Imagiológicas
Tema
Dr. Diogo Rodrigues-Gomes, Dr. Sérgio Rodrigues-Gomes, Dr. Renato Andrade, Prof. Doutor João Espregueira-Mendes
Resumo e Comentário

Na segunda parte abordámos os conceitos básicos de avaliação imagiológica da síndrome pubálgica, os principais achados radiológicos e os desafios atuais no diagnóstico imagiológico desta
patologia. Nesta terceira parte descrevemos as várias modalidades imagiológicas que poderão
suportar o diagnóstico da síndrome pubálgica. (…)

tema completo +

Concussão Cerebral no Judo – Programa de Retorno ao Treino e Competição

Tema
Dr. Vítor Silva1, Dr. Marcos Carvalho2-4, Dr. Bruno Carvalho5

1Interno de Formação Específica em Neurocirurgia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); 2Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra – CHUC; 3Mestre em Medicina do Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; 4Médico da Federação Portuguesa de Judo; 5Assistente Hospitalar do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

Resumo

A concussão cerebral define-se como uma lesão traumática cerebral complexa com repercussão funcional, que ocorre após um traumatismo cerebral direto ou indireto, sem tradução imagiológica identificada. O aumento da prevalência desta lesão na prática do judo, a gravidade clínica e o desconhecimento generalizado dos intervenientes na modalidade relativamente à deteção e conduta a adotar foram os estímulos necessários para a criação e divulgação de uma orientação específica para a modalidade. Desta forma, pretende-se promover o retorno seguro à atividade de treino e competição, salvaguardando a integridade física e cognitiva do atleta. (…)

tema completo +
Subscrever Newsletter

AGENDA

2021
Congressos e Eventos

Atualizada em 06 de setembro de 2021

16 - 18 de setembro

7th MENA International Orthopaedics Congress

 

Dubai, United Arab Emirates

21 - 24 de setembro

BOA Annual Congress Aberdeen 2021

 

Aberdeen, United Kingdom

22 - 23 de setembro

4th International Conference on Orthopaedics, Osteoporosis & Trauma London 2021

 

London, United Kingdom

RECURSOS

Mantenha-se sempre informado

Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais

Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional

consulte aqui +

O Medicamento Seguro

Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas

pesquise aqui +

Posições e Consensos Oficiais

Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações

consulte aqui +

WADA - Substâncias proibidas

Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2021

consulte aqui +

PARCEIROS

Revista de Medicina Desportiva
Download APP
Redes Sociais