EDITORIAL
Dr. Basil Ribeiro
Linha Única
Eu gosto de abelhas. São pequenos insetos que, discretamente, voam no nosso redor, parecem brincar no seu voar, mas não, não brincam, são tarefeiras incansáveis, fazem viagens sem conta por dia, colhem o pólen das flores que as atraem, ele será mel um dia. Não importa quem o vai saborear, a rainha que a espera lá entro da colmeia sabe que nela pode confiar. As flores agradecem a visita, serão fruto um dia, a trabalhadora abelha nunca saberá quão importante foi aquele poisar na flor bonita que se abriu para o sol, que se abriu para ela. Pouco importa que não seja conhecida, não espera agradecimentos, apenas deseja o bem comum. Conhecemos pessoas assim, como abelha que trabalha no silêncio que a todos aproveita. Tivemos a pandemia que a Liga soube gerir, houve dúvidas e noites mal dormidas, houve ansiedade e queixas, houve momentos que parecíamos estar perdidos, mas, no fim, todos os problemas se resolveram e os campeonatos terminaram.
Houve, também, alguém, de modo discreto, interessado e com a sabedoria que na altura lia artigos científicos, concluía soluções que pareciam adequadas, faziam sentido num sentido de angústia, ajudou muito, ajudou a Liga a tomar decisões. Eu não sabia, fui sabendo agora. O Prof. Filipe Froes entrou-nos em casa várias vezes e muito contribuiu. Com atenção ouvíamos o seu saber médico que a ciência publicava. Mas havia mais alguém que muito contribuiu, foi discreto no transporte do pólen que tanto ajudou a Liga a produzir o mel que nos saciava. O Dr. André Moreira esteve sempre lá, nós não o vimos, apenas sentimos o seu saber. A Revista agradece-lhe e presta-lhe esta pequena homenagem, ele é o entrevistado desta edição. Eu estou-lhe muito grato, caro Dr. André Moreira. Trabalhou muito, fez o trabalho que outros, com responsabilidade, não fizeram ou não souberam fazer.
Basil Ribeiro, Diretor
DESTAQUES
RMD ANO 14 | Nº1
ENTREVISTA
Dr. André Moreira
TEMA
Cefaleia Primária do Exercício: Breve Revisão e Atuação em Cuidados de Saúde Primários
Dr. António Carvalho, Dr. Filipe Palavra, Dra. Rita Fernandes
Cefaleias associadas ao esforço e à atividade física correspondem a distúrbios primários ou secundários a doenças subjacentes, carecendo de anamnese e de exame neurológico cuidados por coincidirem características fisiopatológicas e clínicas nos dois grupos. Em cuidados de saúde primários este aspeto deve ser criterioso, pois a subvalorização das queixas, o atraso no diagnóstico ou a não referenciação atempada ao serviço de urgência perante uma causa secundária grave implicam risco de vida ou sequelas graves.
RESUMO E COMENTÁRIO
Health effects of voluntary exposure to cold water – a continuing subject of debate
Dr. Basil Ribeiro
RESUMO E COMENTÁRIO
Early Postinjury Screen Time and Concussion Recovery
Dr. Francisco Calisto, Dr. Nuno Matos Silva
What is the efficacy of aerobic exercise versus strength training in the treatment of migraine? A systematic review and network meta-analysis of clinical trials
Dr. João Miguel F. Santos, Dra. Marta Isabel Dias
TEMA
Biomecânica e Traumatologia do Stand-up Paddle
Dr. Gonçalo Modesto, Dr. Ricardo Dias, Dr. João Mendes, Dr. Emanuel Homem, Dr. Diogo Lino Moura
O stand-up paddle (SUP) surgiu como uma mistura dos desportos de surf e de remo, no
qual o praticante está em posição bípede, em equilíbrio sobre a prancha, o que altera a biomecânica da remada, em particular por ser necessário um arco de movimento menor para as articulações do ombro e cotovelo, comparativamente aos outros desportos de remo.
SPMD
Antidopagem 2023: As Decisões da Agência Mundial Antidopagem
Dr. Basil Ribeiro, Prof. Doutora Maria João Cascais
CASO CLÍNICO
Lesão de Lisfranc: Alta Suspeição para Evicção de Sequelas Catastróficas
Dr. Duarte Sousa, Dra. Catarina Souto, Dr. Tiago Carvalho, Prof. Doutor Hélder Pereira, Dr. José Muras Geada
A lesão de Lisfranc é frequentemente negligenciada, sendo necessário, em alguns casos, um alto índice de suspeição para o seu diagnóstico. Os autores apresentam três casos clínicos, nos quais se revela o amplo espectro de lesões que se podem incluir na denominação Lesão de Lisfranc.
TEMA
Coluna Degenerativa – Novas Evidências
Dra. Alexandra Isabel P. Coelho, Dra. Carla Hovenkamp, Dr. João Santos Faria, Prof. Doutor João Paulo Branco
Dada a importância da saúde, mas também do espírito de honestidade e igualdade fomentados na prática desportiva, torna-se relevante uma abordagem por parte dos médicos que permita tratar o desportista corretamente e, simultaneamente, que se cumpram as regras do espírito desportivo.
RESUMOS
SPAT – XV Congresso
Reinserção da raiz meniscal: porquê, quando e como?
Dr. João Pedro Oliveira
O que é melhor para os atletas: meniscectomia ou sutura?
Dr. Marcos Correia de Jesus
PUB
TEMA DA SEMANA
2024 AHA/ACC/AMSSM/HRS/PACES/SCMR Guideline for the Management of Hypertrophic Cardiomyopathy
PUB
19º CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DESPORTIVA DA SPMD – 2022-2023
PUB
IOC FRAMEWORK ON FAIRNESS, INCLUSION AND NON-DISCRIMINATION ON THE BASIS OF GENDER IDENTITY AND SEX VARIATIONS
PUB