Entrevista

Maio 2020

 

Dr. J. Novais de Carvalho

Medicina Desportiva.
Diretor do Centro Médico de Apoio ao Desporto. Guimarães

 

RMD – Dr. Novais de Carvalho tem já um percurso muito longo na Medicina Desportiva (MD), não é?

Eu concluí a Licenciatura em Medicina no Porto, em 1978. Na época de 1980/81 ingressei no Vitória Sport Clube e trabalhei no futebol juvenil, mais tarde também no futebol profissional e de 1988 a 2001 apenas neste, mas continuando a apoiar as modalidades amadoras do Clube como já vinha acontecendo. Fui nomeado Diretor Clínico do Departamento Médico do Vitória Sport Clube. Entretanto, apoiei outros clubes de futebol dos campeonatos regionais e distritais e clubes com outras modalidades desportivas. Estive no Departamento Médico do Boavista Futebol Clube SAD de 2004/2005 a 2006/2007. Em 1995 frequentei o curso de Mestrado em MD na Faculdade de Medicina do Porto e em 2003 obtive o título de especialista em MD pela Ordem dos Médicos. (…)

entrevista completa >

FMUP: Head and Neck Injuries Associated With Cell Phone Use

Maio 2020

 

Dra. Elisa Costa Moreira

Médica Interna de Formação Específica em Medicina Física e de Reabilitação no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE

 

Resumo e Comentário

Na sociedade contemporânea, o telemóvel destaca-se pela sua generalização e rapidez com que foi globalmente aceite, tendendo a ser utilizado com frequência crescente. É uma tecnologia completamente integrada no quotidiano, na medida em que os seus utilizadores a consideram natural e sempre disponível. Mas se por um lado se tornou numa ferramenta quase indispensável do dia-a-dia da sociedade, por outro, representa um potencial risco para a saúde pública, por se comportar como um importante elemento de distração. O alucinante desenvolvimento tecnológico que hoje se vive, rapidamente transformou o simples aparelho móvel, que apenas realizava e recebia chamadas, numa máquina superinteligente, capaz de realizar uma infinidade de funções: o smartphone. (…)

artigo completo >

FMUP: Effects of sedentary behavior interventions on biomarkers of cardiometabolic risk in adults: systematic review with metaanalyses

Maio 2020

 

Dr. Antony Fernandes Nogueira

Médico Assistente de Medicina Geral e Familiar Pós-graduado em Climatologia e Hidrologia pela FMUP Extensão de Monte Real e Carvide. UCSP Norte – ARS Centro

 

Resumo e Comentário

A atividade física tem um papel decisivo na saúde e no bem-estar das populações ao estar diretamente associada à prevenção de doenças crónicas, tais como as doenças cardiovasculares. A designação “atividade física” engloba qualquer tipo de movimento realizado pelo aparelho musculosquelético, do qual resulta um consumo de energia acima dos valores obtidos em repouso. Para a população adulta em geral (excluindo algumas especificidades na prescrição de exercício em grupos de risco, como o caso da diabetes, de grávidas ou idosos) está recomendada a prática de exercício físico moderado com a duração de 150 minutos/semana repartido por 3-5 sessões associada a exercícios que contribuem para melhorar e/ou manter a força, a resistência muscular e o equilíbrio. (…)

artigo completo >

Caso clínico: Fratura-Avulsão da Apófise da Crista Ilíaca numa Atleta Adolescente

Maio 2020

 

Dr. João Boavida 1 , Dr. João Cabral 2 , Dr. Marcos Carvalho 2,3

1 Interno de Formação Especializada em Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
2 Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra;
3 Mestre em Medicina do Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

RESUMO / ABSTRACT

A fratura-avulsão isolada da apófise da crista ilíaca é uma lesão rara, com maior incidência em atletas esqueleticamente imaturos. Apresenta-se um caso de fratura-avulsão isolada da apófise da crista ilíaca numa jovem atleta, que ocorreu durante uma prova de atletismo, alertando-se para a importância da suspeição clínica associada ao mecanismo causal, investigação diagnóstica e terapêutica adequadas, permitindo uma recuperação e retorno precoce e ao mesmo nível de prática desportiva. (…)

caso clínico completo >

“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.

Dr. Basil Ribeiro

Diretor e Editor

CONTEÚDO

SELECCIONADO

2020

ENTREVISTA

Dr. J. Novais de Carvalho

Medicina Desportiva.
Diretor do Centro Médico de
Apoio ao Desporto. Guimarães

Dr.a Joana Zagalo 1, Dr. Diogo Lino Moura 2, Dr. Luís Maximino 3, Prof. Dr. Fernando Judas 4
1Médica Interna de Medicina Geral e Familiar da USF CelaSaúde; 2Assistente hospitalar de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Assistente Convidado de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC); 3Assistente Hospitalar Graduado de Ortopedia – Setor da Anca do CHUC; 4Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Ortopedia – Setor da Anca do CHUC, Professor Auxiliar Convidado de Ortopedia da FMUC. Coimbra.

Dopagem sanguínea: uma Revisão Narrativa

Tema

Dr. José Pedro Marques 1, Dr. Paulo Pinheiro 2, Dr. António Robalo Nunes 3
Interno de Medicina Física e de Reabilitação, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Centro
Hospitalar e Universitário de São João, Porto.

Fratura-Avulsão da Apófise da Crista Ilíaca numa Atleta Adolescente

Caso clínico

Dr. João Boavida 1, Dr. João Cabral 2, Dr. Marcos Carvalho 2,3

1Interno de Formação Especializada em Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; 2Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra; 3Mestre em Medicina do Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Effects of sedentary behavior interventions on biomarkers of cardiometabolic risk in adults: systematic review with metaanalyses

Artigo

Dr. Antony Fernandes Nogueira
Médico Assistente de Medicina Geral e Familiar Pós-graduado em Climatologia e Hidrologia pela FMUP Extensão de Monte Real e Carvide. UCSP Norte – ARS Centro

Head and Neck Injuries Associated With Cell Phone Use

Artigo
Dra. Elisa Costa Moreira
Médica Interna de Formação Específica em Medicina Física e de Reabilitação no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE

Treino Excêntrico – da Prevenção à Performance no Futebol

Clínica do Dragão
Dr. Rogério Pereira1,2, Dr. Renato Andrade1, Dr. Nuno Cerdeira1,3, Dr. Ricardo Vidal4, Prof. Doutor João
Espregueira-Mendes
1,3,5

1Clínica do Dragão, Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence, Porto; 2Escola Superior de Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto;3Futebol Clube do Porto, Porto; 4Futebol Clube Paços de Ferreira, Paços de Ferreira; 5Escola de Medicina, Universidade do Minho, Braga.

Subscrever Newsletter

RECURSOS

mantenha-se sempre informado

Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais

Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional

consulte aqui +

O Medicamento Seguro

Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas

pesquise aqui +

Posições e Consensos Oficiais

Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações

consulte aqui +

WADA - Substâncias proibidas

Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2020

consulte aqui +

PARCEIROS

Revista de Medicina Desportiva
Download APP
CONTACTOS

info@revdesportiva.pt

t: +351 123 456 789

Redes Sociais