ENTREVISTA

Amadeu Francisco

RMD Julho 2022

Amadeu Francisco

Reformado

Qual a sua idade e qual é a sua profissão, o que é que fazia?

Tenho 91 anos. Era comerciante de diversas coisas. Em África fui comerciante de mercearias. Quando regressei a Portugal tive uma tabacaria.

Qual o valor que sempre deu à alimentação e às horas de descanso/sono?

Durante o período que trabalhei na tabacaria foi um pouco mais difícil, pois trabalhava sozinho e começava muito cedo. Por vezes, só conseguia comer uma sandes e fruta, mas bebia água. Tentava dormir cedo, pois acordava muito cedo também. Agora durmo muito bem.

Mesmo assim, ao longo destes anos foi mantendo a sua forma física e, pelo que sabemos, é um frequentador assíduo do ginásio?

É, sim senhor. Durante toda a vida nunca fiz desporto nenhum, pois não tinha tempo. Vou ao ginásio porque sei que me faz bem. Se ficar parado em casa acredito que, passado pouco tempo, já não poderia andar, ficaria com os músculos atrofiados. Sem exercício físico morre-se mais depressa, tanto de cabeça, como de corpo.

O que é que faz no ginásio?

Faço várias coisas. Faço hidroginástica, jacuzzi, piscina, passadeira, bicicleta…

Pelo que nos foi dito, também frequenta outro ginásio, mas esse é em casa…

É uma horta! São feijões, batatas, cebolas, couves, tomates e é preciso tratar dela, tratar da terra. É uma distração que vale a pena, podemos também poupar e ter alimentos de melhor qualidade e, ao mesmo tempo, mantemos o corpo e a mente em movimento.

Qual a importância que o sono/dormir bem tem para si? É regrado na hora de deitar/na hora de acordar?

Sim, procuro deitar-me e levantar-me, mais ou menos, à mesma hora. Procuro dormir o suficiente para repor a energia e o bem-estar. A cama é só para descansar durante a noite, de dia é para arejar.

Sendo uma pessoa saudável, toma medicamentos para algo específico?

Só tomo um medicamento que é glucosamina, que é para as articulações. De resto, só tomo vitaminas, cálcio… e é algo que faço há muito anos.

Considera que o exercício físico, a alimentação e o não sedentarismo são fatores importantes para a longevidade física e mental?

Com certeza. Considero que tem muita influência na maneira de estar das pessoas. Não quer dizer que seja por isso que se dura mais ou menos tempo, mas ajuda!

Acha que as pessoas à sua volta hoje em dia são mais sedentárias? Por exemplo, no ginásio, vê muita gente nova, pessoas de mais idade?

Vejo de tudo. Nos locais de água estão sempre pessoas de mais idade, mulheres, cavalheiros. Nas outras modalidades onde é necessário mais esforço e impacto, os velhotes já não vão muito nisso. Mas eu ainda lá vou, faço remo, bicicleta, faço um pouco de tudo.

E depois chega ao ginásio de casa e pega na sachola?

Sim, chego a casa e, para descansar, pego na sachola para cuidar das minhas plantinhas.

Por fim, deixe uma mensagem, um conselho de alguém já com uma longevidade grande, para as pessoas cuidarem da saúde física e para se manterem ativos mentalmente.

Devem tentar fazer uma alimentação o mais correta e equilibrada possível. Variar na alimentação, não consumir álcool, não fumar, evitar aquilo que pode ser prejudicial à saúde. Tudo isto pode ser uma forma de viver melhor, não sei se com mais longevidade, mas pelo menos com mais qualidade. Quem não consegue ir ao ginásio deve tentar caminhar, manter o corpo em movimento. Muitas pessoas, principalmente na idade da reforma, param, deixam de se exercitar para se manterem vivas, preferem o sofá. Tornam-se sedentários.

Outro concelho que deixo é que todos os dias definam objetivos, todos os dias há muito para criar e fazer. Nunca parar, a idade não pode ser um impedimento.