Entrevista

João Garcia

Alpinista e guia de montanha / trekking
Lisboa

Novembro 2020

 

 

Como é que, nascido e criado em Lisboa, uma cidade ao nível das águas do mar, se apaixona pela alta montanha?

Eu fui escuteiro, o Escutismo foi importante para mim. Depois quis aprender a escalar em rocha, fui à Serra da Estrela e aprendi com Clube de Montanhismo da Guarda. Soube que iam ao Monte Branco e quis ir com eles. Fui, consegui subir e descobri uma dificuldade invisível: o ar rarefeito. A paixão pela alta montanha, pelas neves eternas, também tem a ver com o facto de não termos este tipo natureza em Portugal. A inacessibilidade valoriza o produto! (…)

 

Entrevista Completa >

Caso clínico: Luxação do Ombro em Jogador de Futebol Profissional

Novembro 2020

 

Dr. Basil Ribeiro1, Ft. Frederico Delgado2, Ft. Tiago Araújo2, Ft. Azim Deep2, Prof. Ricardo Ribeiro3

1Medicina Desportiva, Head of the Department; 2Fisioterapeuta; 3 Readaptador Físico.
Departamento médico do Al Nassr Football Club. Riade, Arábia Saudita

RESUMO / ABSTRACT

A luxação anterior do ombro é uma lesão frequente que tem inevitáveis implicações desportivas. O momento e o local da redução são considerados de imediato e, depois, há que decidir o tipo tratamento no atleta jovem: o tratamento conservador permite o regresso à competição em poucas semanas, mas está associado a elevado risco de recorrência; o cirúrgico diminui de modo muito substancial a recorrência, mas impede o retorno do atleta à prática desportiva durante alguns meses. Descreve-se o caso clínico de um atleta profissional que sofreu luxação anterior do ombro durante um jogo de futebol e para o qual se realizou tratamento conservador. (…)

caso clínico completo >

Tema: Epidemiologia das Lesões Musculoesqueléticas de Desportos de Inverno

Novembro 2020

 

Dr. Rafael Portela1,2, Dr. Renato Ramos2, Dr. Henrique Sousa2

1Médico da Federação de Desportos de Inverno de Portugal; 2Interno de formação específica. Serviço de Ortopedia. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho, EPE

 

Resumo e Comentário

A promoção e proteção da saúde de um atleta é uma importante tarefa para qualquer organização desportiva. As lesões mais comuns do esqui são as entorses do ligamento colateral medial do joelho, do ligamento cruzado anterior, do ligamento colateral cubital da metacarpofalângica do primeiro dedo e as lesões da coifa dos rotadores. Apesar do número de praticantes recreativos de snowboard ser relativamente inferior ao de praticantes de desportos de esqui alpino, a probabilidade de lesão aguda em snowboarders é superior à do esquiador.  (…)

tema completo >

“Esta Revista deve e deverá ser sempre um agente aglutinador daqueles que entendem a Medicina Desportiva como uma arte de tratar e reabilitar, mas também de diagnosticar e de prescrever a terapêutica do exercício físico. O caminho está feito, mas não terminado.

Dr. Basil Ribeiro

Diretor e Editor

CONTEÚDO

SELECCIONADO

2020

Lista de substâncias e métodos dopantes para 2021

Luxação do Ombro em Jogador de Futebol Profissional

Caso Clínico

Dr. Basil Ribeiro, Ft. Frederico Delgado, Ft. Tiago Araújo, Ft. Azim Deep, Prof. Ricardo Ribeiro

 

Resumo

A luxação anterior do ombro é uma lesão frequente que tem inevitáveis implicações desportivas. O momento e o local da redução são considerados de imediato e, depois, há que decidir o tipo tratamento no atleta jovem: o tratamento conservador permite o regresso à competição em poucas semanas, mas está associado a elevado risco de recorrência; o cirúrgico diminui de modo muito substancial a recorrência, mas impede o retorno do atleta à prática desportiva durante alguns meses. Descreve-se o caso clínico de um atleta profissional que sofreu luxação anterior do ombro durante um jogo de futebol e para o qual se realizou tratamento conservador. (…)

caso clínico completo +

Epidemiologia das Lesões Musculoesqueléticas de Desportos de Inverno

Tema

Dr. Rafael Portela, Dr. Renato Ramos, Dr. Henrique Sousa

 

Resumo e Comentário

A promoção e proteção da saúde de um atleta é uma importante tarefa para qualquer organização desportiva. As lesões mais comuns do esqui são as entorses do ligamento colateral medial do joelho, do ligamento cruzado anterior, do ligamento colateral cubital da metacarpofalângica do primeiro dedo e as lesões da coifa dos rotadores. Apesar do número de praticantes recreativos de snowboard ser relativamente inferior ao de praticantes de desportos de esqui alpino, a probabilidade de lesão aguda em snowboarders é superior à do esquiador. Associado ao desporto de snowboard, as lesões frequentemente envolvem a região anatómica do punho, do ombro e do tornozelo. O esqui alpino e o snowboard colocam os atletas de inverno em risco para uma variedade de lesões. É importante reconhecê-las e tratá-las adequadamente de forma a minimizar futuras sequelas e um retorno à atividade física prévia.(…)

tema completo +

Recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia sobre Cardiologia Desportiva e Exercício em Doentes com Doença Cardiovascular

Comentário

Prof. Doutor Hélder Dores

Foram recentemente publicadas as recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia sobre cardiologia desportiva e exercício em doentes com doença cardiovascular (CV). Este documento representa as primeiras recomendações europeias nesta temática, constituindo também um importante marco para a medicina desportiva. Nos últimos anos foram publicados vários documentos de consenso em diversas patologias CV que constituem a base destas recomendações. Uma das principais dificuldades em estabelecer recomendações na área da cardiologia desportiva é o facto de, contrariamente a outras áreas, existirem poucos estudos randomizados ou prospetivos, resultando principalmente de análises retrospetivas e opinião de peritos. Desta forma a decisão continuará a depender muito da experiência clínica. (…)

comentário completo +
Dossier

Praticar exercício físico em ambiente frio

Dr. Basil Ribeiro

Termorregulação e impacto no rendimento

Dr. José Pedro Marques

Exercício em clima frio em idade pediátrica

Prof. Doutora Carla Rêgo

Exercício em ambiente frio: particularidades na doença cardiovascular

Prof. Doutor Hélder Dores

Asma e exercício em ambiente frio

Dra. Mariana Bragança, Prof. Doutor André Moreira

Lesões e tempo frio

Dr. Henrique Jones

Alimentação, hidratação e suplementação

Dr. Elton Gonçalves

Vestuário de alta competição para frio extremo

Eng. Fernando Merino

dossier completo +

Exercício no Frio

Tema

Dr. Marcos Miranda

Especialista em Medicina Desportiva e Competência em Medicina Hiperbárica e Subaquática e Competência em Medicina Aeronáutica; Autoridade Nacional da Aviação Civil; Centro de Medicina Desportiva de Lisboa; Secretário-geral da SPMD. Lisboa

Resumo e Comentário

A exposição a temperaturas baixas condiciona adaptações de modo a manter a homeostasia térmica, mas os mecanismos adaptativos a longo prazo são essencialmente de natureza comportamental. Descrevem- se as principais situações patológicas relacionadas com a exposição não protegida ao frio. (…)

tema completo +

A Tríade no Contexto da Síndrome Pubálgica

Parte 2: Achados Imagiológicos e os Desafios Atuais
 
Tema

Dr. Diogo Rodrigues-Gomes, Dr. Sérgio Rodrigues-Gomes, Dr. Renato Andrade, Prof. Doutor João Espregueira-Mendes

Resumo e Comentário

O diagnóstico da síndrome pubálgica centrado na deteção precoce de lesões é fundamental para permitir a implementação atempada de estratégias profiláticas e terapêuticas. Nesta segunda parte abordamos os conceitos básicos de avaliação imagiológica da síndrome pubálgica, os principais achados imagiológicos e os desafios atuais no diagnóstico por imagem desta patologia. (…)

tema completo +

7.º Encontro Científico APO

Reportagem

O Dia Mundial da Osteoporose foi celebrado no dia 20 de outubro e a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) quis participar nas comemorações através da realização de uma conferência, realizada na Casa da Música, no Porto, e que teve o título “A saúde óssea em tempos de pandemia”. Este foi já o 7.º Encontro Científico APO, realizado de modo diferente, sem assistência no local, mas amplamente divulgado e assistido através da via digital. O Prof. Doutor Pedro Cantista, na qualidade de Presidente da APO, iniciou a cerimónia, apresentou as boas-vindas, agradeceu a presença dos convidados e dos que à distância assistiam. (…)

reportagem completa +
Subscrever Newsletter

AGENDA

2020
Congressos e Eventos

Atualizada em 30 de Novembro de 2020

 

 

Eventos em Destaque

RECURSOS

Mantenha-se sempre informado

Sociedades e publicações médicas nacionais e internacionais

Lista de Sociedades e Publicações Médicas relevantes a nível nacional e internacional

consulte aqui +

O Medicamento Seguro

Ferramenta disponibilizada pela ADoP para pesquisa de Medicamentos e Substâncias Activas aprovadas ou proibidas

pesquise aqui +

Posições e Consensos Oficiais

Consulte a lista das Posições e Consensos Oficiais das várias Associações, Federações e Associações

consulte aqui +

WADA - Substâncias proibidas

Listagem de substâncias proibidas pela WADA.
Actualizada em Janeiro de 2020

consulte aqui +

PARCEIROS

Revista de Medicina Desportiva
Download APP
Redes Sociais